Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MS

Veja quem são os candidatos à Prefeitura de Campo Grande

.


Ao todo, oito pré-candidatos foram confirmados pelos partidos durante convenções. Registros das candidaturas devem ocorrer até 15 de agosto, junto à Justiça Eleitoral. Os oito candidatos à prefeitura de Campo Grande, em 2024.

Reprodução

Campo Grande deve ter oito candidatos na disputa a prefeitura nas eleições de 2024 (veja a lista de candidatos e candidatas abaixo). Os nomes foram confirmados pelos partidos nas convenções, que terminaram nessa segunda-feira (5). O registro dos candidatos junto à Justiça Eleitoral vai até 15 de agosto.

? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp

Quem são os candidatos:

Adriane Lopes (PP);

Beto Figueiró (NOVO);

Beto Pereira (PSDB);

Camila Jara (PT);

Jorge Batista (PCO);

Luso Queiroz (PSOL);

Rose Modesto (União);

Ubirajara Martins (DC).

Quem são os candidatos à Prefeitura de Campo Grande:

Em ordem alfabética.

ADRIANE LOPES (PP)

Adriane Lopes nasceu em Grandes Rios (PR), e mudou-se para Campo Grande ainda na infância. Formada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), também possui formação em Teologia e pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades.

Antes de ingressar na carreira política, Adriane trabalhou na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e desenvolveu diversos projetos sociais. Em 2017, foi eleita vice-prefeita de Campo Grande e, em abril de 2022, tornou-se a primeira mulher a assumir a Prefeitura da cidade, uma das duas únicas gestoras de capitais do Brasil.

Adriane é casada com o deputado estadual Lídio Lopes e é mãe de dois filhos: Matheus e Bruno. Filiada ao Partido Progressistas, é conservadora, evangélica e diz acreditar na força do trabalho e no poder das oportunidades.

Adriane Lopes (PP), prefeita de Campo Grande

Divulgação

BETO FIGUEIRÓ (NOVO)

Beto Figueiró é pai de família, casado há 30 anos com Caroline Abreu Figueiró. Cristão, professor universitário, empreendedor do ramo imobiliário e produtor rural. Foi candidato a vice-governador em 2022.

Beto tem a pretensão de trazer mais eficiência e ética à gestão da cidade para construir uma Campo Grande dinâmica e empreendedora.

Beto Figueiró

Reprodução/TV Morena

BETO PEREIRA (PSDB)

Humberto Rezende Pereira, o Beto Pereira, nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é deputado federal pelo estado, bacharel em direito e empresário. Foi prefeito de Terenos por dois mandatos, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Municípios (Assomasul), vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios

Em 2014 foi eleito deputado estadual com 27.182 votos. Foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa. Também presidiu a CPI dos Combustíveis, que investigou possíveis irregularidades na composição de preços dos combustíveis nos postos de Mato Grosso do Sul, e foi relator da CPI da Enersul/Energisa.

Em 2018 se elegeu deputado federal com 80.500 votos. Em 2022, foi reeleito deputado federal com 97.872 votos em Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro de 2023, foi eleito para compor a mesa diretora da Câmara dos Deputados. Em setembro de 2023 foi eleito presidente do diretório municipal do PSDB de Campo Grande.

Deputado Beto Pereira (PSDB-MS) em coletiva à imprensa.

Reprodução/TV Globo

CAMILA JARA (PT)

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Jara possui intenso histórico de militância em movimentos estudantis e feministas.

Nas eleições de 2022, foi a única mulher eleita para a bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara Federal, a mais jovem do Partido dos Trabalhadores em todo o país e a mais jovem da história do Mato Grosso do Sul.

Já foi vereadora em Campo Grande, sendo a única mulher eleita entre os 29 vereadores da Câmara Municipal. Foi a mais jovem e também a mais votada nas eleições de 2020, com 3.470 votos.

Na Câmara Municipal, conseguiu a aprovação de importantes projetos para a capital sul-mato-grossense, como o Programa de Dignidade Menstrual e o Programa Órfãos do Feminicídio. Suas bandeiras são a redução das desigualdades, a defesa dos direitos das mulheres e das minorias e as causas ambientais.

Na Câmara dos Deputados é vice-líder da bancada do PT, é membro das Comissões de Meio Ambiente, Finanças e Tributação e Comunicação e faz parte de algumas Frentes Parlamentares, entre elas a Frente Parlamentar Ambientalista e a de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, e criou a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal.

Camila Jara (PT-MS).

Everson Tavares

JORGE BATISTA (PCO)

Jorge Batista é comerciante. Em eleições anteriores, ele foi candidato a senador pelo PSOL em 2010 e candidato a deputado estadual pelo PTN em 2014. Nas duas ocasiões, não foi eleito.

Jorge Batista é o candidato do PCO à prefeitura de Campo Grande.

Reprodução

LUSO QUEIROZ (PSOL)

Lucas Gabriel de Sousa Queiroz Batista nasceu em Campo Grande, em junho de 1994. Politólogo, analista político, militante da Frente de Lutas Populares, é comerciante e morador da região central.

Iniciou a luta social no movimento estudantil secundarista, sendo dirigente estadual da UBES, foi militante ambientalista no Greenpeace, WWF e ONG Terra Verde. Trabalhou com a Intersindical, ANDES e MST.

Luso Queiroz, candidato do PSOL à prefeitura de Campo Grande.

Reprodução

ROSE MODESTO (União)

Rosiane Modesto de Oliveira, conhecida como Rose Modesto, é uma gestora política e professora, formada em história pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Filiada ao Partido União Brasil. Exerceu o mandato como Deputada Federal (2018 a 2022).

Em 2008, foi eleita vereadora de Campo Grande com 7.536 votos e em 2012, reelegeu-se com 10.813 votos, sendo a segunda mais votada. Em 2015, tomou posse como vice-governadora de Mato Grosso do Sul. Além das funções de vice-governadora, também foi nomeada secretária de estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

No início de 2018, declarou que não disputaria a reeleição como vice-governadora. Em agosto de 2018, foi lançada pelo partido para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, sendo eleita com 120.901 votos, a maior votação proporcional.

Entregou o cargo como Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, a Sudeco, para seguir com o projeto na pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande em 2024.

Rose Modesto

Divulgação

UBIRAJARA MARTINS (DC)

Natural de Bento Gonçalves (RS), Ubirajara Borges Martins nasceu em 29 de janeiro de 1967 e exerce a profissão de advogado.

Advogado há mais de 30 anos atuando nas áreas cível e trabalhista, o candidato disputa eleições há mais de duas décadas e já concorreu aos cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.

Ubirajara Martins é candidato a Prefeitura de Campo Grande pelo partido DC

Divulgação

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!