Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Primeira-ministra de Bangladesh foge do país em meio a protestos

.


Demonstrações pacíficas de estudantes contra a volta das cotas na seleção para servidores públicos começaram em julho. A repressão truculenta da polícia, que levou à morte de estudantes, inflamou as ruas. Onda de protestos em Bangladesh

Reprodução/TV Globo

Em Bangladesh, depois de 15 anos no poder, a primeira-ministra fugiu do país por causa de uma onda de manifestações contra o governo.

É a onda de protestos mais violenta da história do país. A agitação das ruas, nesta segunda-feira (5), chegou ao palácio do governo. Os manifestantes invadiram a residência oficial da primeira-ministra Sheikh Hasina. Imagens mostram o quebra-quebra lá dentro. Muitos roubaram objetos de valor, comida e até obras de arte.

Invasão de palácio em Bangladesh

Reprodução/TV Globo

A imprensa local afirmou que antes da invasão do palácio, a primeira-ministra tinha fugido de helicóptero e ido para a Índia. A expectativa é de que ela busque asilo no Reino Unido.

Na televisão, o comandante das Forças Armadas declarou que a primeira-ministra havia renunciado e que ele ia convocar partidos políticos para formar um governo interino.

Os protestos começaram em julho. Eram demonstrações pacíficas, de estudantes, contra a volta das cotas na seleção para servidores públicos. Uma parte das vagas passou a ser reservada para parentes de veteranos de guerra. A repressão truculenta da polícia, que levou à morte de estudantes, inflamou as ruas. Em julho, mais de 200 pessoas morreram em confrontos. E só neste fim de semana, foram cerca de 100 mortes.

O primeiro-ministro do Reino Unido condenou as mortes de estudantes, policiais e até de crianças durante a onda de protestos e pediu a libertação dos manifestantes pacíficos.

O chefe da diplomacia da União Europeia disse que, agora, espera uma transição para um novo governo eleito democraticamente.

LEIA TAMBÉM

Bangladesh: como estudantes derrubaram uma das mulheres mais poderosas da Ásia

Primeira-ministra de Bangladesh renuncia e foge do país após protestos com 300 mortos, dizem Forças Armadas

Protestos em Bangladesh: sobe para 300 número de mortos

G1 nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!