Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MS

Pantanal: Filhotes de onça-pintada são encontrados carbonizados

.


Conforme apurado pelo g1, as onças foram colocadas no tronco da árvore para o registro. Filhotes de onça-pintada.

Reprodução

Dois filhotes de onça-pintada foram encontrados carbonizados no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na região do município de Aquidauana, área mais atingida pelos incêndios nos últimos dias. O registro foi compartilhado nas redes sociais pelo fotógrafo Marcelo Melo.

Na imagem é possível ver os dois filhotes mortos em uma árvore. Conforme apurado pelo g1, as onças na verdade foram encontradas nas proximidades do local e colocadas no tronco da árvore para o registro.

Neste ano os incêndios no Pantanal começaram mais cedo e já causaram a destruição de 1,245 milhão de hectares (979,9 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 265 mil em Mato Grosso), segundo dados desta segunda-feira (5) do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ).

De acordo com o Biólogo do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Diego Viana, das onças-pintadas impactam diretamente no bioma.

"É uma espécie emblemática das matas brasileiras, a onça-pintada é importante para as ações de conservação. Por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal é um indicador de qualidade ambiental, e a morte delas impactam diretamente na cadeia do bioma".

Fogo no Pantanal

Pantanal em chamas: incêndio pinta o céu de vermelho

Só nas últimas semanas, as chamas que castigam o bioma formaram um redemoinho de fogo, deixaram o céu cor de sangue e ribeirinhos Ilhados pela fumaça.

No início de junho, os incêndios florestais chegaram a zerar no Pantanal, mas o período sem fogo durou apenas 10 dias, e os focos voltaram a aparecer impulsionados pelas altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar.

Um dos incêndios de grandes proporções na primeira "onda de fogo" foi na região ao entorno de Corumbá, cidade conhecida como a "Capital do Pantanal". As chamas ameaçaram a BR-262, principal rodovia de acesso ao bioma pantaneiro em Mato Grosso do Sul, e o Buraco das Piranhas, área que atrai turistas anualmente.

No sábado (3), outro incêndio de grandes proporções deixou o céu completamente vermelho, na região da ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá (MS).

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!