'Apaixonado pela profissão', piloto que morreu em explosão de avião em MT herdou amor por aeronaves do pai

.

'Apaixonado pela profissão', piloto que morreu em explosão de avião em MT herdou amor por aeronaves do pai
Fernando Kawahata Barreto nasceu em Bela Vista (MS) e foi criado em Campo Grande, onde será velado e enterrado. Vídeos mostram pai e filho durante voo juntos, dividindo a paixão pela aviação. Fernando e o pai pilotando

Redes sociais

Fernando Kawahata Barreto, de 42 anos, que morreu, nessa quarta-feira (4), vítima de um acidente aéreo em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O caçula nasceu em Mato Grosso do Sul e foi criado em Campo Grande, segundo o irmão mais velho da vítima, Fernando herdou a paixão por aviões do pai, que foi piloto por mais de 38 anos e hoje está aposentado.

"O meu irmão era piloto há mais de 10 anos, apaixonado pela profissão que aprendeu a amar por causa do meu pai. Essa aeronave que ele pilotava durante o acidente era de domínio dele. Então a gente não sabe realmente o que foi, só a perícia que vai avaliar", contou o mais velho dos quatro irmãos, Marcelo Kawahata.

LEIA TAMBÉM

Veja o que se sabe sobre acidente que deixou 2 mortos após explosão de avião

Avião que explodiu em MT e matou 2 é do mesmo modelo de acidente que vitimou Marília Mendonça

'Morreu fazendo o que gosta', diz filho de piloto vítima de acidente com avião

Ao g1, Marcelo relatou que os sobreviventes falaram que o irmão foi um verdadeiro herói por ter conseguido livrar a aeronave da queda. "A fatalidade foi que explodiu o avião na decolagem, pegou fogo e explodiu", relembrou o irmão, que soube da morte de Fernando minutos depois do acidente.

Fernando Kawahata Barreto nasceu em Bela Vista (MS) e foi criado em Campo Grande, onde será velado e enterrado

Redes sociais

Fernando nasceu no interior do estado, em Bela Vista (MS), mas cresceu e viveu por mais da metade de sua vida na capital sul-mato-grossense. Ainda conforme a família, o piloto mudou para Cuiabá há cerca de cinco anos, quando recebeu uma proposta de emprego.

Para o irmão mais velho, Fernando sempre foi o mais tímido de casa, porém Marcelo afirma que apensar do jeito "meio quieto", coração do caçula sempre foi gigante.

"O Fernando é o caçula e sempre foi o mais tímido, fechado, pela personalidade mesmo. Mas ele era uma pessoa de coração muito bom, ajudou muito a minha família e era uma pessoa muito parceira. Saber de sua morte foi como uma ruptura, a dor é diferente de quando se perde alguém para uma doença, por exemplo", relatou Marcelo.

Família de Fernando segue em luto pela perda. Ele é o segundo da direta para esquerda, de camiseta branca

Arquivo pessoal

Para o irmão do piloto, quem mais está sofrendo com tudo é o pai, do qual Fernando herdou a paixão pelas aeronaves.

"Meu pai tá arrasado, porque ele fala que foi piloto por mais de 38 anos e apesar do susto na profissão, jamais achou que a herança que deixou para o filho levaria o filho dele a morte. Ele tá arrasado, não tá querendo conversar com ninguém, tá sendo difícil", finalizou.

Segundo o filho, Fernando morreu fazendo aquilo que amava

Redes sociais

Velório

O corpo de Fernando passa por perícia em Cuiabá e logo será transferido para Campo Grande. Ainda conforme os familiares, Fernando deve ser velado no cemitério Jardim das Palmeiras, na capital de Mato Grosso do Sul.

O acidente

Fernando Kawahata um funcionário, de 58 anos, morreram após a queda de um avião bimotor que tentou decolar no aeroporto de uma empresa agrícola. Dois passageiros sobreviveram e foram encaminhados para um hospital particular em Cuiabá e passam bem.

Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que a aeronave aparece já em queda e tentando pousar de volta na pista, quando perde o controle e avança em direção às obras de um terminal de passageiros no local, ao lado do hangar. Poucos segundos depois acontece a explosão. (Veja vídeo abaixo).

Vídeo mostra momento em que avião tomba e explode em aeroporto de empresa em Cuiabá

Não há informação a respeito do que levou o avião a cair. Uma investigação foi aberta pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), da Força Aérea Brasileira (FAB), para esclarecer a causa da queda.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: