Em sua primeira entrevista desde o fatídico debate para as eleições presidenciais dos Estados Unidos com o republicano Donald Trump, Joe Biden voltou a afirmar que está bem. Reconheceu que o desempenho foi ruim, mas que tem condições físicas e mentais para governador país por mais quatro anos.
Durante 22 minutos, George Stephanopoulos, âncora da ABC News, insistiu nas perguntas sobre a capacidade do democrata, por causa de sua idade. O atual presidente não titubeou, inclusive ao responder sobre se era o mesmo homem que assumiu o cargo, há três anos e meio.
“Em termos de sucessos, sim. Eu também fui o cara que elaborou um plano de paz para o Oriente Médio que pode estar se concretizando. Eu também fui o cara que expandiu a Otan. Eu também fui o cara que fez a economia crescer. Todas as coisas individuais que foram feitas foram ideias que tive ou cumpri”, garantiu.
Leia também
-
Mundo Biden tenta tranquilizar apoiadores e diz que só precisa dormir mais
-
Mundo Revista pressiona Biden para desistir e apela para foto de andador
-
Mundo Eleição nos EUA: Biden não desistirá de candidatura, diz Casa Branca
-
Mundo Biden diz a aliado que avalia se continua em corrida presidencial
Estou em boa forma, diz Biden
Biden não chegou a negar peremptoriamente se estaria com mais lapsos. Disse apenas que não consegue correr 100 metros em 10 segundos. “Mas ainda estou em boa forma”, respondeu. Stephanopoulos insistiu: “Você está mais frágil?”. Ele foi categórico, então: “Não”.
O democrata terá 86 anos ao final de um suposto segundo mandato. O apresentador foi direito a perguntar se ele teria capacidade mental e física por mais quatro anos. “Acredito que sim. Eu não estaria concorrendo se não pensasse que sim”, disse.
Biden negou qualquer tipo de avaliação médica independente, assim como não reconhece pesquisas mostrando que ele está atrás de Trump. E falou que somente uma intervenção divina faria ele desistir da corrida eleitoral. “Se o Senhor Todo-Poderoso vier e mandar, eu posso fazer isso [desistir]”.
Metropoles