Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

servidor público

CNU: MGI anuncia novo cronograma do "Enem dos Concursos". Confira

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (23/5), o novo cronograma (confira a seguir) para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”.


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (23/5), o novo cronograma (confira a seguir) para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”.

Inicialmente, o CNU estava marcado para 5 de maio, mas foi suspenso devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul. O estado sofreu fortes impactos das chuvas na região; por isso, o governo federal decidiu remarcar o concurso para garantir a “democratização e inclusão da maior parte de brasileiros no processo”, segundo a ministra Esther Dweck.

Leia também

Confira a coletiva na íntegra:

No fim de maio, o MGI informou a nova data de aplicação do Concurso Unificado: 18 de agosto. Como adiantado pelo Metrópoles, o mês mais provável para a aplicação das provas do concurso público era agosto.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto autorizando uma possível aplicação das provas do "Enem dos concursos" em data extraordinária. A decisão está presente no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.

Com isso, há uma alteração do Decreto nº 11.722. “Aplicação extraordinária em decorrência de evento logístico excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação da prova”, destaca o texto.

A aplicação em uma data extraordinária só ocorrerá nos seguintes casos:

Local de provas

O cartão de confirmação de inscrição do concurso, com os locais de prova, será divulgado em 7 de agosto, segundo o ministério. Para consultá-lo, basta entrar no site oficial do CNU, fazer login com os dados da conta gov.br e acessar a “Área do Candidato”.

O documento traz informações como: o número de inscrição, data, hora e local de prova, além do registro que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. De acordo com a pasta, será necessário que os candidatos acessem novamente os cartões de prova, para confirmar se houve alteração no local.

6 imagens1 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_2 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_3 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_4 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_5 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_6 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_

Governo quer usar mesmas provas

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos comunicou que, “após o adiamento causado pelo desastre no Rio Grande do Sul, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro”.

A pasta garante que “não houve qualquer violação” em nenhum dos materiais, reforçando que todos os malotes foram “checados, um a um, por membros da rede de segurança”. A expectativa do governo é aplicar as mesmas provas do CNU em 18 de agosto.

CNU, o "Enem dos Concursos"

O Concurso Público Nacional Unificado consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos, aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o provimento de cargos públicos efetivos.

No total, o CNU ofertará 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O MGI espera a participação de mais de 2,65 milhões de candidatos nos dias da prova.

Os candidatos do "Enem dos Concursos" concorrem a uma das vagas em oito blocos temáticos.

Confira a distribuição:

Metropoles

Brasil Servidor Público Concurso Público Concurso Unificado

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!