De acordo com o governador do estado de Maryland, Wes Moore, nos EUA, será anulada 175 mil condenações por posse simples de maconha. A medida será assinada nesta segunda-feira (17/0) e deve beneficiar aproximadamente 100 mil pessoas, levando em conta que algumas podem ter mais de uma condenação.
Wes Moore explicou que a medida tem como objetivo coincidir com o feriado de Juneteenth, que marca o fim da escravidão e será celebrado na próxima quarta-feira (19/06), nos Estados Unidos.
“Se quisermos ser capazes de criar um crescimento econômico inclusivo, temos que começar a remover as barreiras que continuam a pesar desproporcionalmente sobre as comunidades de cor” explicou o governador democrata.
Leia também
-
São Paulo Marcha da Maconha lota a Av. Paulista e pede fim da guerra às drogas
-
São Paulo Polícia apreende mais de 500 kg de maconha e prende 2 pessoas em Tupã
-
Brasil PF destrói 255 hectares de cultivo de maconha na divisa com o Paraguai
-
São Paulo “Lazer e terapia”: homem explica à polícia plantio de maconha em casa
Números dos EUA
Segundo dados fornecidos da União Americana para Liberdades Civis, americanos negros possuem três vezes mais probabilidade de serem presos por acusações relacionadas a posse de maconha do que americanos brancos. As informações são do G1.
Wes Moore alegou ainda que, os antecedentes criminais sobre a utilização da maconha são usados apenas para negar habitação, emprego e educação, mesmo após as penas serem cumpridas.
A ação é semelhante à do estado de Massachusetts, que também concedeu perdões. Em 2022, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um perdão que beneficiaria 6,5 mil pessoas.
Metropoles