O nível das águas do Lago Guaíba voltou a cair na tarde desta segunda-feira (3/6), após alta no volume durante a manhã. A medição realizada às 6h15 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apontava para 3,86 metros. Já a medição realizada às 15h55 já mostra um recuo considerável no nível das águas, chegando a 3,62m, apenas 2 centímetros acima da cota de inundação de 3,6 metros.
Na madrugada desta segunda, na medição realizada às 0h15, o nível estava em 3,49 metros. Segundo especialistas o aumento no nível do Guaíba pode ter duas explicações. Uma delas é a própria chuva, que voltou, mesmo que em volume menor. A outra é o vento, que está forte no sentido Lagoa dos Patos/Guaíba.
Balanço das enchentes no RS
O site Climatempo aponta que o Rio Grande do Sul terá temperaturas acima da média nos primeiros 10 dias do mês, "com possibilidade de episódios de chuva forte, mas menos persistentes do que em maio".
O último balanço da Defesa Civil, divulgado às 9h desta segunda reporta que as chuvas que acometem o estado desde abril deixaram 172 mortos, 806 feridos e 42 pessoas seguem desaparecidas.
Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas, sendo que 579 mil estão desalojadas e 37 mil em abrigos.
Mais de 95% dos municípios gaúchos foram atingidos, ou seja, das 497 cidades do estado gaúcho, 475 foram atingidas pela tragédia.
Metropoles