“Você tem que construir a sua história, não sentar em cima da minha.” À primeira vista, o conselho do explorador Amyr Klink para a filha, Tamara, parece um pouco rígido demais, mas o ensinamento vai além.
Em uma entrevista, o escritor de best sellers revelou a situação que viveu com a filha, que seguiu seus passos e se tornou velejadora.
“A Tamara me abordou e falou: O barco está pronto para ir à Antártica. Você emprestaria para outra pessoa viajar? Eu respondi que sim e ela prontamente rebateu e expressou seu desejo, pedindo para ir. “Posso pegar o barco?”. E aí eu disse não”, lembra.
Leia também
-
Conteúdo especial Quem é Amyr Klink, palestrante que falará sobre felicidade em Brasília
-
Conteúdo especial Metrópoles Talks realiza palestra sobre felicidade com Amyr Klink
A jovem, um tanto decepcionada, ficou sem entender e questionou o pai: “Mas você não vai emprestar para mim?”. E então Amyr contestou a herdeira. “Filha, eu levei 30 anos para ter um barco pronto e fazer uma volta ao mundo. Se você sair, você morre.”
Com a nova negativa, a velejadora tentou sensibilizar o pai de outra forma. “Você não pode me ajudar?” E o pai confirmou que a ajudaria, dando ênfase na parte financeira. Tamara o questionou então se ele a ajudaria a construir um barco para ela do zero. E Amyr Klink presenteou a filha com uma lição de vida cheia de inspiração:
“Filha, você tem que fazer o seu e não usar o meu. Você tem que construir a sua história. Não sentar em cima da minha. Você tem que trilhar o seu caminho e sentir orgulho dele. Você vai se arrepender, vai desistir, vai ser enganada, vai chorar, vai recomeçar e quando seu barco ficar pronto, você terá a sua história.”
Klink acredita que cada um faz sua história e que cada jornada é única. Cheio de conselhos e experiências inspiradoras vividas tanto sozinho quanto em família, ele viajou o mundo (várias vezes), escreveu livros e hoje, aos 68 anos, segue em frente, dando palestras sobre seus feitos e desafios.
E, em 27 de junho, ele estará em Brasília para compartilhar seus ensinamentos de vida na palestra intitulada "Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades". O evento será aberto ao público e ocorrerá às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Quem é Tamara Klink?
Tamara Klink e as irmãs, Laura e Marina Helena, cresceram viajando e acompanhando os pais em suas aventuras distantes e congelantes pelo Atlântico e pelos Polos. A partir dessas experiências, as três publicaram o livro “Férias na Antártica”, em 2010.
Após se formar em arquitetura em Nantes, na França, a jovem cruzou o Mar do Norte completamente sozinha. Em 2021, atravessou o Atlântico, saindo da França até Recife, tornando-se a brasileira mais jovem a fazer a travessia em solitário. Nesse mesmo ano, publicou mais duas obras, "Mil Milhas" e "Um mundo em poucas linhas".
Em 2023, Tamara lançou mais uma obra, o livro “Nós: O Atlântico em solitário” e partiu para o seu mais novo desafio. Em junho, seguiu para uma jornada de dois meses em seu barco, saindo da França rumo à Groelândia, onde sobreviverá sozinha por nove meses nas condições duras do mar congelado.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por TAMARA KLINK (@tamaraklink)
Metrópoles Talks
O Metrópoles realiza a 1ª edição do Metrópoles Talks com uma palestra cheia de reflexões sobre a jornada da vida com o célebre navegador Amyr Klink.
O evento "Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades" é aberto ao público e será realizado em 27 de junho (quinta-feira), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto).
Os ingressos estão disponíveis para venda no site Bilheteria Digital e custam a partir de R$ 70.
Amyr Klink em Brasília
Palestra: "Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades"
Data e horário: 27 de junho (quinta-feira), às 19h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto)
Onde comprar: Bilheteria Digital
Metropoles