Morador ilustre: Jackson do Pandeiro viveu e retratou o bairro do José Pinheiro em sua obra

.

Morador ilustre: Jackson do Pandeiro viveu e retratou o bairro do José Pinheiro em sua obra
Jackson do Pandeiro morou no bairro, trabalhou como engraxate de sapatos e se apresentava à noite no forró do José Pinheiro. Jackson do Pandeiro

Aníbal Philot/18-8-1981

O José Pinheiro, bairro de Campina Grande, Agreste da Paraíba, que recebe neste sábado (18) o Circuito Comunidade da TV Paraíba, além de ser uma das mais tradicionais localidades da Rainha da Borborema é também um berço de moradores ilustres da cultura paraibana. José Gomes Filho, o inesquecível Jackson do Pandeiro, morou e retratou o Zepa - como é conhecido o bairro - em sua obra.

A relação de Jackson do Pandeiro com o José Pinheiro começou após ele se mudar de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, para Campina Grande, no Agreste do estado. A mudança ocorreu após a morte do pai de Jackson.

De acordo com a historiadora Juliana Almeida, que pesquisou a história do bairro José Pinheiro, Jackson morou no local, trabalhou como engraxate de sapatos e se apresentava principalmente à noite nos conhecidos forrós do José Pinheiro e no Cassino Eldorado, na região da Feira Central, próximo ao José Pinheiro.

"Quando ele (Jackson) sai de sua cidade natal, no interior da Paraíba, e vem para Campina Grande, ele se instala em José Pinheiro. Ele trabalhava e ao mesmo tempo à noite ele desenvolvia suas atividades culturais, se apresentava nos forrós, cantava... Então todas essas características culturais do bairro vão contribuir para que Jackson tenha uma importância na história de Campina Grande", explica Juliana.

A historiadora explica também que o José Pinheiro tem ar de cidade, com várias características que justificam a vinda de pessoas que, assim como Jackson, almejavam melhores condições de vida. O próprio José Pinheiro, pernambucano que deu nome ao bairro, migrou para a localidade e a tornou um importante ponto comercial, cultural e histórico de Campina Grande.

"Pensar o bairro de José Pinheiro, dentro dessa cidade que é Campina Grande, é pensar em um bairro com ares de cidade, que é dotado de vivacidade, de ânimo. É um lugar de trabalhadores, um bairro alegre, festeiro, um bairro-cidade, que como tal tem todas as implicações", diz.

E foi analisando a história do bairro que Juliana encontrou também a história de vários moradores ilustres, como a de Jackson do Pandeiro. O artista se descobriu no bairro e também o descreveu em canções.

Na música "Alô Campina Grande", composta por Severino Ramos, cantada e popularizada por Jackson do Pandeiro, o público é convidado a conhecer o bairro.

"E se visita Zé Pinheiro não sai mais de lá

Ô não sai mais de lá

Ô não sai mais de lá"

Jackson do Pandeiro

Reprodução/Google

O relato cantado por Jackson tem relação com tudo que ele viveu no Zepa. E é retrato, também, do amor que ele fez questão de declarar por Campina Grande.

"Jackson era um apaixonado por Campina, não à toa ele escreve em várias músicas e retrata isso. Em uma delas, enfatiza a questão do bairro quando diz 'quem visita Zé Pinheiro não sai mais de lá'. Campina Grande congregava esses habitantes de outras cidades, e surgia com ar de capital para as cidades do interior", disse Juliana Almeida.

Circuito Comunidade no José Pinheiro

Acontece neste sábado (18) o Circuito Comunidade da TV Paraíba na Praça Joana D'arc, conhecida como praça do Zepa, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande. O evento será realizado das 8h às 13h.

Confira os serviços oferecidos no Circuito Comunidade

A emissora se aproxima das comunidades, com lazer e serviços úteis para os jovens, crianças e adultos. Serão oferecidos serviços de saúde, beleza, trabalho e meio ambiente.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba