Gergelim, girassol ou abóbora. Embora existam diferentes tipos de sementes, esse alimento é uma boa fonte de nutrientes que proporcionam saúde, cor e textura às receitas. No entanto, há uma em específico que alivia a constipação e reduz o colesterol: a semente de linhaça.
Leia também
-
Vida & Estilo Quatro alimentos que combatem o envelhecimento para quem é vegetariano
-
Gastronomia Faça em casa um pão de queijo com chia e linhaça que cabe na dieta
-
Vida & Estilo Harvard lista 5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais
-
Vida & Estilo Trend no TikTok, gel de semente de linhaça tem efeito botox? Entenda
A semente de linhaça é proveniente do linho, que tem origem asiática e pertence à família Linácea. Alguns estudos afirmam que incluir o alimento na alimentação diária traz inúmeros benefícios à saúde devido ao seu perfil nutricional: é rico em ácidos-graxos ômega 3, fibras e vitamina B1, essencial para o coração.
Essas características ajudam a regular o açúcar no sangue, reduzir o colesterol e combater a constipação. Além disso, a semente de linhaça é indicada para quem deseja perder peso, já que suas fibras ajudam a acelerar o trânsito intestinal, aumentando a eliminação de excessos e diminuindo a absorção de gorduras.
Especialistas na área aconselham consumir entre 40 e 50 gramas de nozes e sementes por dia para obter seus benefícios. Dessa quantidade, uma colher de sopa, que possui cerca de 10 gramas, pode ser de sementes de linhaça. As informações são do portal de nutrição Saber Vivir.
Além de consumir puro, é possível adicionar a semente de linhaça em iogurte ou frutas da estação, saladas, sopas, caldos, shakes, sucos e sobremesas. Aprenda a fazer uma vitamina com abacate que aumenta a saciedade neste link.
Metropoles