O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai começar a vender o mapa-múndi com o Brasil no centro do mundo a partir desta terça-feira (16/4). A representação tinha sido divulgada em evento na Casa G20, no Rio de Janeiro, em 9 de abril.
O IBGE informou que decidiu comercializar o mapa-múndi na loja virtual "devido ao grande sucesso desse lançamento". Conforme o instituto, a decisão foi tomada após diversos pedidos e consultas sobre a disponibilidade do mapa.
Leia também
-
Brasil IBGE faz mapa-múndi com Brasil no centro. “Terra é redonda”, diz Lula
-
Mario Sabino O IBGE do PT e o Brasil como centro imaginário de um mundo inexistente
Um exemplar no formato A3 (42 cm x 29,7 cm) custa R$ 10, mais a taxa do frete de entrega.
O IBGE disse que também pretende vender o mapa-múndi em outros tamanhos ampliados, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm).
Ainda na manhã desta terça, o mapa ficou esgotado na loja virtual do IBGE.
Mapa-múndi com Brasil no centro do mundo
O mapa-múndi tem a marcação dos países que fazem parte do G20 e dos que têm representação diplomática brasileira. O IBGE destaca que a representação é uma boa oportunidade de o Brasil ser visto em relação às maiores economias do mundo.
Ao contrário do modelo feito pelo IBGE, os mapas-múndi mais tradicionais colocam Europa e África alinhados ao centro, com as Américas à esquerda e a Ásia à direita. Contudo, não há forma correta de representar o planeta, pois isso depende do ponto de vista do observador.
Metropoles