Após ocupação, integrantes do MST deixam a sede do Incra em Petrolina

.

Após ocupação, integrantes do MST deixam a sede do Incra em Petrolina
Ação faz parte do Dia Nacional de Mobilização pela Reforma Agrária. Movimento faz algumas reivindicações, dentre elas, a recriação da Superintendência do Médio São Francisco. Após ocupação, integrantes do MST deixam a sede do Incra Petrolina

Reprodução/TV Grande Rio

Nesta segunda-feira (16), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) desocuparam a sede da unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ação foi realizada pela manhã, como parte do Dia Nacional de Mobilização pela Reforma Agrária. De acordo com o MST, a sede da instituição em Recife também foi ocupada.

Em Petrolina, a ocupação começou por volta de 7h, no prédio Unidade Avançada Especial do Sertão, localizada na Avenida da Integração, onde cerca de 300 pessoas que fazem parte do MST participaram com a bandeira e músicas do movimento.

Além disso, os integrantes também apresentaram reivindicações, como o pedido da recriação da Superintendência do Médio São Francisco e a investigação de empresas que foram cadastradas para construção de casas e ainda não entregaram as habitações.

"O primeiro ponto de pauta da gente é a recriação da superintendência do Incra em Petrolina, porque é o que dá autonomia e atende aos anseios das famílias acampadas e assentadas. Então, sem superintendência, a gente fica dependendo de Brasília e Recife, e é muito distante. A gente precisa que ela seja recriada, inclusive com orçamento e com recurso para que cumpra o papel da reforma agrária", destaca Paulo Sérgio Costa, dirigente regional do MST em Petrolina.

Durante a ocupação, a gestão do Incra e as lideranças do movimento se reuniram. O chefe da unidade avançada especial do Sertão informou que as reivindicações já foram enviadas a presidência do Incra em Brasília.

"Eu acredito que a pauta é grande, mas é uma pauta plausível, porque é uma decisão do governo avançar na reforma agrária e criar a superintendência. Então, a pauta do movimento aqui é para acelerar esse espaço e, no mais, eu acredito que a resposta que virá de Brasília será positiva, de acordo com as conversas que tive por telefone com o presidente do Incra e com o ministro, Paulo Teixeira", explica Edilson de Lima, chefe da unidade avançada especial do Sertão.

No fim da tarde, por volta das 15h30, a sede do Incra foi desocupada. De acordo com os integrantes do MST, uma reunião está sendo realizada em Brasília com o ministro do desenvolvimento agrário Paulo Teixeira e a direção nacional do MST.

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE