Projeto oferece aulas de dança de salão para pessoas cegas e de baixa visão: 'Dança é sentir'

.

Projeto oferece aulas de dança de salão para pessoas cegas e de baixa visão: 'Dança é sentir'
Ação começou em 2021, em Tatuí (SP), mas os instrutores Luis Fernando Pinto e Aline Ferreira também desenvolvem o trabalho em Boituva (SP). Projeto 'Xote no escuro' é gratuito e aberto ao público em Tatuí e Boituva (SP)

Jamie Rafael/TV TEM

O projeto "Xote no Escuro", elaborado por professores de Tatuí (SP) e Boituva (SP), leva aulas de dança para pessoas cegas e de baixa visão que moram nos dois municípios.

As aulas estimulam o ritmo, a audição e o toque para que os participantes conheçam os seus parceiros de dança.

O projeto começou em 2021, em Tatuí, mas os instrutores Luis Fernando Pinto e Aline Ferreira também desenvolvem o trabalho em Boituva.

"A gente detalha muito mais o auditivo, descreve bem detalhado cada movimento que a gente quer que eles façam, e usamos o recurso da sinestesia, né? O contato através do abraço, segurar nas mãos", explica Luis Fernando.

Projeto promove dança de salão inclusiva para deficientes visuais em Tatuí

Os alunos com baixa visão colocam vendas nos olhos para realizar as atividades de forma inclusiva com as pessoas cegas. A aula também serve como oportunidade para compartilhar diferentes formas de dança, pois é aberta para pessoas de todas as idades.

"Do mesmo jeito que a gente sente a música e começa a dançar, que é uma expressão do corpo, vai acontecer a mesma coisa com as pessoas cega. Dança é sentir, mesmo que as pessoas não vejam o que elas estão fazendo", comenta a professora de dança Aline.

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM